quinta-feira, 13 de junho de 2013

Reunião preparatória para definições dos Trilhas Potiguares em Santana do Matos


DSCN1677
Em reunião realizada na manha desta quita-feira (13), no plenário da Câmara Municipal de Santana do Matos, a Pro – Reitora da UFRN Maria Conceição, Alexandre Guimarães coordenador de programas e projetos da Pro – Reitoria de extensão e a coordenadora dos trilhas potiguares de Santana do Matos Professora Lucia Amorim, estiveram debatendo com a equipe de organização local as atividades e os locais para as instalações do projeto.
Esteve participando do evento o chefe de Gabinete Helio Macedo a Secretária de Saúde Marlene Marinho o Secretário de assistência social Leonaldo Assunção o Vereador Francisco Dantas e a equipe responsável que vai receber o projeto dos trilhas potiguares no município, de 23 a 30 de junho. Na ocasião foi apresentada a programação que vai acontecer em varias localidades da cidade. A prefeita Lardjane esteve presente na reunião dando todo apoio ao projeto, logo após, foi com a equipe visitar as instalações da escola Prof. Celso Arruda onde a equipe ficará hospedada.

terça-feira, 11 de junho de 2013

2ª audiência pública sobre plano diretor de S. do Matos será realizada dia 11 terça-feira

 

Acontecerá nesta terça feira dia (11) em Santana do Matos nas dependências da Câmara Municipal, as 16hs, a segunda audiência pública para colocar em discussão aberta o trabalho que tem por fim a elaboração do plano diretor do município de Santana do Matos “A audiência vai colocar sob debate da população em geral os resultados da segunda etapa do processo de confecção do plano, que é o completo diagnóstico sobre as potencialidades e os problemas de maior densidade do município.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Agora é Lei - transporte escolar pode ser utilizado por universitários



Aquilo que já era feito, de forma irregular, tornou-se Lei, “A Presidente Dilma Rousseff, promulgou a emenda, que autoriza os Municípios a utilizarem o transporte escolar municipal por estudantes universitários, agora temos a Lei Federal n.º 12.816/13”.
TEOR DA EMENDA:
Art. 5 - A União, por intermédio do Ministério da Educação, apoiará os sistemas públicos de educação básica dos Estados, Distrito Federal e Municípios na aquisição de veículos para transporte de estudantes, na forma do regulamento.
Parágrafo único. Desde que não haja prejuízo às finalidades do apoio concedido pela União, os veículos, além do uso na área rural, poderão ser utilizados para o transporte de estudantes da zona urbana e da educação superior, conforme regulamentação a ser expedida pelos Estados, Distrito Federal e Municípios.

VENDE-SE

Vende-se uma casa residencial, localizada à Rua José Leão Ferreira 578, Bairro Santa Rosa, falar com Washington Luiz Junior ou ligar para 9663-7263.  preço a combinar.

domingo, 9 de junho de 2013

NIM” A NOVA ARBORIZAÇÃO DO SEMIÁRIDO


O NIM é uma planta originada da Índia, trazida para o Brasil em 1992. Trata-se de uma árvore de crescimento rápido, que em poucos anos, atinge mais de 10metros de altura. Produz os seus primeiros frutos entre 3 e 5 anos depois do plantio. Nas condições do Nordeste chega a produzir frutos 2 vezes por ano.
                                            O NIM cresce rapidamente no
                                                                      semiárido brasileiro
Ela se desenvolve bem em regiões semi-áridas, por ser resistentes à seca e suportar temperaturas elevadas, adaptando-se facilmente a diferentes tipos de solos. As substâncias encontradas no NIM funcionam como repelentes e, quando aplicadas diretamente no inseto podem matar ou provocar alterações genéticas. Insetos atingidos pelo NIM, ao se reproduzirem, geram insetos com o corpo defeituoso, de menor tamanho, com baixa capacidade de alimentação e de reprodução, diminuído assim a produção da praga.

DEFENSISMO NATURAL
O NIM traz grandes benefícios para op agricultor ou agricultora. Suas folhas e sementes podem ser usadas na defesa natural contra muitas pragas e doenças de plantas e também de animais. Controla lagartas, gafanhoto, besouros, pulgões, ácaros, mosca branca, bicudo do algodoeiro e pragas de grãos armazenados. Também controla nematóides e algumas doenças de fungos. No tratamento de animais é usado como carrapaticida e como vermífugo. Não é tóxico ao ser humano, mamíferos em geral, pássaros e peixes.

PRODUÇÃO DE MADEIRA
As plantas de NIM quando adultas, dão sombra, fornecem madeira de grande qualidade para moveis, mourões e estacas, por serem resistentes ao cupim. Também são usados na recuperação de solos degradados.

INDUSTRIALIZAÇÃO
Das sementes do NIM, extrai-se um óleo, que atualmente é muito procurado pelas indústrias, para a fabricação de defensivos de plantas e de diversos medicamentos de uso humano e animal. É também utilizado para produção de cremes para pele, xampus, sabonetes e creme dental.

PERPARAÇÃO CASEIRA DE DEFENSIVOS
Os defensivos à base de NIM podem ser obtidos tanto das folhas quanto das sementes e são de fácil preparo. As folhas devem ser secadas à sombra e depois trituradas em uma máquina forrageira, para a obtenção do pó. Este pó é colocado de molho de um dia para o outro, depois coado em um pano, resulta em uma calda que pode ser aplicada contra pragas de plantas e animais. As sementes devem ser pisadas em um pilão para retirada de casca. Em seguida deve-se acrescentar um pouco d'água e continuar pisando até obter uma pasta. Continuando-se a pisar começa a escorrer um azeite. É esse azeite que, misturando com água, é usado no controle de pragas de plantas e animais.

Rio Grande do Norte poderá ter mais 5 novos municipios


Com a aprovação do Projeto de Lei Complementar 416/08, prevê-se que cerca de 150 novas cidades sejam criadas no Brasil. Depois de passar na Câmara, a proposta será votada pelo Senado e estabelece regras para a criação, fusão e desmembramento de municípios.
Segundo levantamento do jornal De Fato, no Rio Grande do Norte, cinco localidades rurais ou distritos estão pleiteando a emancipação. A agrovila Maisa (Mossoró) e os distritos de Soledade (Apodi), São Geraldo (Caraúbas), Diogo Lopes (Macau) e São Bernardo (Luís Gomes) são os que têm as melhores condições de conseguir chegar à condição de município, que ainda será analisado pelo movimento potiguar nesta semana. Algumas outras localidades também chegaram a se mostrar dispostas a participar do processo, mas não têm número de pessoas e estrutura suficientes para o pleito.

Prefeitura de Santana do Matos recebe máquina para construção e reparação de estradas.

O Município de Santana do Matos  recebeu nesta segunda-feira (03), uma motoniveladora do Ministério do Desenvolvimento Agrário. A doação do equipamento faz parte do cronograma de ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do Governo Federal e tem o objetivo de combater os efeitos da seca e melhorar as condições de desenvolvimento em cidades do semi-árido do RN.

De acordo com a prefeita, Lardjane, a aquisição da máquina é importante para a realização de obras de infraestrutura e crescimento do município, principalmente na zona rural onde as estradas sofrem desgastes, tendo em vista melhor conservação das vias de acesso da região distrital.
“Esse equipamento somado a retroescavadeira que já possuímos, será um importante complemento na manutenção e criação de estradas, construção  de cacimbas, bem como apoiar obras de estruturas de todo município”.