sábado, 10 de março de 2012

ELIZA FERNANDES FALA SOBRE FALTA DE MÉDICO


Secretária de Saúde
Com o objetivo de ouvir as duas partes, A redação do blog fez uma visita ao Hospital Dr. Cloves Avelino e conversou com a Secretária Municipal de Saúde, Eliza Fernandes, onde a mesma fez um relato dos problemas enfrentados com a falta de Médicos, como também sobre a ausência no plantão de hoje. A Secretária nos adiantou de que já tinha providenciado um médico para o plantão e que os pascientes que nececitavam de atendimento de urgencia, foi providenciado transporte para ser atendidos nos municípios visinhos. Tudo sobre controle diz a sec. Eliza Fernandes.

SEM MÉDICO DE PLANTÃO, Hospital Dr. Cloves Avelino, NÃO ATENDEU URGÊNCIA NESTE SABADO




Pacientes Reclamam ausência de Médico no plantão do Hospital Dr. Cloves Avelino, muitos tentaram ser atendidos e foram informados que não havia médico no hospital.

Durante toda esta manhã vários pascientes procuraram atendimento, e foram informados que não havia médico no plantão.
Desrespeito e falta de planejamento reflete paulatinamente na vida dos menos favorecidos que procuraram o Hospital de Santana do Matos neste sabado 10 de março.
Desde as primeiras horas do dia, o Vereador Washington Luiz começou a receber ligações de usuários do Hospital Dr. Cloves Avelino, que procuraram a emergência e encontraram apenas a equipe de enfermagem. O médico plantonista na escala para hoje seria o Dr. Marcos Aurélio, (Dr. Lelo) mas por motivos particulares , não compareceu ao plantão, como sempre um grande número de pascientes procuraram atendimento Médico. Os Santanenses preocupados pedem informações sobre este problema e criticam pois no início da semana a secretaria de saúde através dos profissionais da área, fizeram uma carreata pelas ruas comemorando o 10º lugar no Estado, o município com uma saúde melhor. Citam nomes de pessoas que aguardam marcação de exames a 3, 6, até um ano na espera, falta de medicamentos na farmácia básica, falta de rémedios controlados, demora na marcação de consultas, em alguns momentos falta até a receita azul, são muitas as dificuldades.

quinta-feira, 8 de março de 2012

HOMENAGEM DO VEREADOR WASHINGTON LUIZ A TODAS AS MULHERES SANTANENSES PELO DIA INTERNACIONAL DA MULHER


Hoje quero homenagiar todas as Mulheres pelo seu dia
Mulheres fracas, fortes. Não importa.
As Mulheres mostram que mesmo através da fragilidade.
São fortes o bastante para erguerem sempre a cabeça
Sem desistir, pois sabemos que serão capazes de vencer.

Com a delicadeza das flores
A força de ser mãe,
O carinho de ser esposa,
Reciprocidade de ser amiga,
A paixão de ser amante,
E o amor por ser mulher!

São fêmeas guerreiras, vencedoras,
sempre o tema de um poema, sempre
Distribuindo paixão, meiguice, força, carinho e amor.

São um pouco de tudo
Calmas, agitadas, lentas!
Vaidosas, charmosas, turbulentas.

Mulheres fortes e lutadoras.
Mulheres conquistadoras
Que amam e querem ser amadas
Elegantes e repletas de inteligência

Com paciência
O mundo soube conquistar.
Mulheres duras, fracas.
Mulheres de todas raças
Mulheres guerreiras
Mulheres sem fronteiras
Mulheres... mulheres... Parabens pelo seu dia,
Washington Luiz Júnior

MATÉRIA POSTADA NOS SITES E BLOGS SOBRE A SAÚDE EM NOSSO MUNICÍPIO RECEBEU 19 COMENTÁRIOS PELO SITE EDILIMAFREIRE.COM.BR, VEJAM


Total de comentários da notícia: 19
Postado dia: 08/03/2012
Autor: Funcionario do Hospital

Meu caro viajante Cordeiro Sousa. Vc deve ser mesmo um cabrito babão. Então aproveite quando tiver um probleminha de saude nas suas andanças pelos estados citado se aguente e venha ser atendido em Santana, tu vai ficar bonzinho, bonzinho, logo logo KKKKK

Postado dia: 08/03/2012
Autor: ANA

O COMENTARIO"ATENÇÃO" PRESTE ATENÇÃO !!! EU ACHO QUE VC NUNCA FICOU DOENTE E QUANDO FICAR PROCURE A SAUDE DE UMA CIDADE VIZINHO TIPO ANGICOS, FERNANDO PEDROSA OU LAGES E DAI VC VAI VER COMO ANDA A SAUDE DE SUA CIDADE, VAI QUE VC VALORIZE MAIS PRESTE ATENÇÃO !!!!!!!!!

Postado dia: 08/03/2012
Autor: CORDEIRO SOUSA

Eu tenho uma amiga que reside em Santana e atraves dela e desse site estou sempre por dentro do que acontece em Santana pq sou admirador desta cidade. e como trabalho viajando por algumas cidades do RN e tmb PB e PE e faacil dizer o quanto a saude desta terra é superior a dos outros estados citado e vejo alguns comentarios que entristece, pois se eu fose vcs analisavam e valorizavam mais as benfeitorias da cidade de vcs. agradeça a Deus por ter uma cidade como Santana do Matos /RN

Postado dia: 07/03/2012
Autor: ATENÇÃO!!!!!!!

a décima colocação alcançada por Santana é preocupante.Esta´claro que este ranking não reflete a realidade vivenciada pelos municípios participantes.Mas o mais grave disso tudo é um gestor ir á rua pra comemorar.Demonstra uma insensibilidade e um desrespeito aos usuários do sus.

Postado dia: 07/03/2012
Autor: euzinha

dizer que a saúde de santana anda bem é uma piada por quer fazem mais de dois anos que espero por uma consulta e até agora nada,acho até que perderam meus documentos na mudança mais é isso mesmo vou procurar fazer amizades lá dentro pra poder sair minha consulta,e organizar festa e carreatas é muito fácil na verdade a saúde é uma piada.

Postado dia: 07/03/2012
Autor: Um Santanense

A saúde de Santana está assim: Aparelho Raio X quebrado, Sala cirúrgica interditada, falta remédios na farmácia básica, faltam remédios controlados, PSfs da Serra e Santa Tereza sem médicos, se consegue um exame numa fila de 3,4 ou 6 meses, depois de muitos meses o paciente consegue uma consulta em Natal e o retorna é pra caicó, para obturar um dente é uma fila de 3 meses. façam uma visita aos banheiros dos leitos do hospital? desfile de veículos não significa saúde boa. Vergonhoso.

Postado dia: 07/03/2012
Autor: Um funcionário do hospital

Pelo amor de Deus tem piedade de nós. Que palhaçada Ionara juntou-se a mais outros funcionários e uns babãos e saíram gastando o combustivel que poderia ajudar aum pasciente. Vejam as condiçãos da saúde em nosso município, temos 7 PSFs faltam dois médicos, na zona rural passa até 90 dias sem a presença do médico. Raio X quebrado, sala cirurgica interditada, falte rémedios na farmacia básica, falta medicamentos controlados, os banheiros do hospital se quer tem descargas,o banho é de cúia.

Postado dia: 07/03/2012
Autor:

Jorge Nobre como vc está desinformado,município pobre? e o dinheiro da saúde tá indo pra onde? ou então já que o senhor diz isso ajude a saúde colaborando com umas moedinhaskkkkkkkkkk, já sei que não mora aqui.

Postado dia: 07/03/2012
Autor: jorge nobre

Parabéns prefeito,e um parabéns a todos que fazem a saúde de Santana,pois só esses funcionários sabem a dificuldade para fazer saúde em um muncípio pobre como SANTANA.

Postado dia: 07/03/2012
Autor: FELIZ

Santana classificada entre aS 10 MELHORES DO RN FONTE MINISTÉRIO DA SUADEEE, PARABÉNSSS AOS GESTORES

Postado dia: 07/03/2012
Autor:

dentro desses critérios tem a falta de atendimento médicos nos postos de saúde do nosso município? que passa até um mês sem atendimento médico?é daí que chega pacientes a fase final, porque se vai no hospital o médico só atende se já estiver nas últimas, é assim que a saúde de santana vai bém? não é com carro que se cura doença, remédios nos postos nem previsão,um exame de baixa complexidade é 5,6 ou até mais meses para marcar, a não ser que vc tenha uma amiga lá dentro, aí sai rápido.

Postado dia: 07/03/2012
Autor: um guima

ôhhhhhh qualidade de saude boa msm,só esses idiotas babões do prefeito q acham isso,se a saúde de santana tá boa e está do jeito q está de passima qualidade(essa é a verdade)pessima!!!!,imagina as outras q ñ tiveram a oportunidade de está entre as dez melhores kkkkkkkkkkkkkkk

Postado dia: 07/03/2012
Autor: luiz costa

já alcancei aqui em santana, até um falso médico, trabalhando no hospital, quem era o prefeito/ lembram.

Postado dia: 07/03/2012
Autor: joão carlos

sou crediarista, percorro todo esse estado e paraiba e pernambuco, quem quiser saber a realidade é só viajar, somos ainda privilegiados, com médicos filhos da terra, alguns não valorisa.

Postado dia: 07/03/2012
Autor: É SAUDE DE QUALIDADE MESMA

ESSE BESTA NÃO SABE O QUE DIZ, CALA A BOCA SEU IGNORANTE,VBC É UM BESTA JÁ SEI VC É DA TURMA DO MAL,NÃO VER O BEM SÓ ENXERGA O MAL, SAI DAÍ SEU MALDITO. SANTNA DO MATOS NÃO MERCE ESSAS PESTES COMO VC OU PARECIDA.

Postado dia: 07/03/2012
Autor: Amigo!!!

Carro nao tira plantaõ - nem passa remédio...tem q ter médico e bom atendimento...

Postado dia: 07/03/2012
Autor: Carros novos e sadios

Agora entendi porque Santana foi a 10ª classificada na saude do RN. A qualidade de saude oferecida as pessoas dependem diretamente do numero de veiculos que a prefeitura tem. Ô povo sadio, ambulancia nova, carro novo, dotores e enfermeiras que fazem politica e que de uma hora pra outra se tornam bonzinhos, bonzinhos. Ou cidade boa com qualidade de saude nota 10 ou melhor decima crassificada. Só mesmo na mentalidade desses imbecis mesmo.

Postado dia: 07/03/2012
Autor: Saude de Qualidade é a vovozinha

Dizer que Santana tem saude de qualidade é a pior hipocrisia que poderia ser dita ou alguem escrever. Divulgar fotos de veículos e a do prefeito tambem não significa qualidade de saude. Assim, aquelas tribos do oriente medio que compram de tudo e do melhor por causa do dinheiro do petroleo que produzem, deveriam ter qualidade de vida. Ignorantes e selvagens eles se agridem por conceitos de religiosos e se matam entre si. Tem tudo a ver, a saude de Santana com a truculencia e arrogancia de lá.

Postado dia: 06/03/2012
Autor: Bruno Gustavo

Ótima notícia, espero que melhore ainda mais.

Saúde de Santana do Matos tem Qualidade

PARABENS
O Município de Santana do Matos está entre as 10 melhores Saúde Pública do Estado, esse índice e reconhecimento de uma gestão competente do Prefeito Assis da Padaria que não mediu esforços na busca de recursos para proporcionar melhoria de qualidade de vida de seus munícipes. Paralelo a isso, a dedicação, competência e envolvimento dos profissionais que fazem a saúde desse município.







Parabéns aos que fazem a Saúde de Santana do Matos







O Ministério da Saúde adotou alguns indicadores avaliativos que apontam o índice de desempenho do SUS. Esta aferição contextualizao desempenho do SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE ( SUS) quanto ao acesso e a efetividade da Atenção Básica, das Atenções Ambulatorias e Hospitalares e das Urgências e Emergências.

OS CRITÉRIOS AVALIATIVOS CONFORME TABELA PESQUISADA SÃO AS SEGUINTES:

- Cobertura populacional estimada pelas Equipes Básicas de Saúde;
- Cobertura populacional estimada pelas Equipes Básica de Saúde Bucal;
- Média de ação coletiva de escovação dental supervisionada;
- Porporção de exodontia em relação aos procedimentos;
- Proporção nascidos vivos de mães com 7 ou mais consultas de Pré-natal;
- Razão de exames de mamografia realizados em mulheres de 50 a 69 anos e população da mesma faixa etária;
- Razão de exames citopatológicos do colo do útero em mulheres de 25 a 59 anos e a população da mesma faixa etária;
- Razão de internações clínico-cirúrgicas de média complexidade e população residente;
-Razão de procedimentos ambilatoriais selecionados de média complexidade e população residente;
- Razão de internações clínico-cirúrgico de alta complexidade e população residente;
- Razão de procedimentos ambulatoriais de alta complexidadeselecionados e população residente;
-Proporção de acesso hospitalar dos óbitos por acidente;
-Proporção de internações de média complexidade realizadas para não residentes;
-Proporção de internações de alta complexidade realizada para não residente;
-Proporção de procedimentos ambulatoriais da alta complexidade realizados para não residente;
-Proporção de procedimentos de média complexidade realizados para não residentes;
-Proporção de Internações Sensíveis a Atenção Básica ISAB;
-Taxa de Incidênciade Sífilis Congênita;
-Proporção de cura de casos novos de tuberculose pulmonar bacilífera;
-Proporção de cura de casos novos de hanseníase;
-Cobertura com a vacina tetravalente em menores de 1 ano;
-Proporção de Parto Normal;
-Proporção de óbitos em menores de 15 anos nas UTI;
-Proporção de óbitos nas internações por infarto agudo miocárdio ( IAM )
Fonte: blog santana do matos em foco

Aniversariante do Dia e o Radialista e Blogueiro F. Damião


F. Damião Hoje estou aqui para te desejar um dia feliz,
pois hoje realmente é um grande dia,
afinal de contas mais 365 dias se passaram na tua vida
e com eles vieram novos sonhos,
novas conquistas e também novos projetos de vida.

Faz alguns anos que Deus te enviou a terra
para iluminar a todos com a tua presença,
e neste dia mais que especial que evidencia a tua chegada ao mundo,
palavras não bastam para te homenagear,
você é uma obra preciosa que Deus criou
e revestiu com muitas e boas qualidades,
uma grande pessoa que admiro muito

Que você caminhe sempre em busca do sucesso,
alcançando um futuro amplo,
se aperfeiçoando e prosperando ainda mais.

Te desejo simplesmente um

ANIVERSÁRIO COM E SAÚDE PAZ .

blog. do Vereador Washington Luiz e Site Edilimafreire.com.br

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Prefeito de Currais Novos tem prazo de 15 dias para trocar a cor azul dos prédios públicos

Considerando que o prefeito Geraldo Gomes (DEM) usou a cor “azul” para pintar os principais prédios públicos de Currais Novos e monumentos… O Ministério Público, em ato assinado pela promotora Mariana Marinho Barbalho Tavares, emitiu a Recomendação Nº 004/2012. A cor “azul” é a mesma adotada por Geraldo Gomes em sua campanha política e Currais Novos chegou até a ganhar o apelido de “Cidade Smurf”, símbolo do desenho animado com criaturinhas azuis.
“Promova a pintura do prédio da prefeitura, do Coreto Guarany, no obelisco localizado próximo ao Banco do Brasil e de outros prédios e monumentos públicos, que porventura se encontrem pintados com a cor azul, aplicando-lhes que não proporcionem identificação com o partido a que se encontra filiado ou com a coligação de que este faz parte, bem assim respeitando a legislação municipal que lhe impõe a pintura em cores neutras. Devendo informar a esta promotoria, no prazo máximo de 15 dias, acerca das medidas adotadas, apresentando documentos que as comprovem”, frisa a promotora na recomendação.
(Fonte: Marcos Dantas)

terça-feira, 6 de março de 2012

ALMOÇO SURPRESA PARA LARDJANE




Aconteceu hoje as 13 horas. Os colegas de trabalho da Jovem Lardjane Ciriaco, lhe surpreenderam , oferecendo um almoço a aniversariante, além de um bolo, muito refrigerante, alegria e descontração demosntrando o carinho que tem pela colega de repartição. De todos, os votos de um feliz Aniversário!!!.

MORADORES AGUARDAM PAVIMENTAÇÃO DE RUA NO BAIRRO SANTA LUZIA




Como em alguns outros pontos da cidade, os moradores da Rua: Monsenhor Jose Edson Monteiro, no bairro Santa Luzia também sonham com a pavimentação à frente das suas residências. Os moradores sofrem bastante pois, esgotos e fossas estouradas de vez em quando correm a céu aberto pelo meio da Rua deixando os moradores indignados com a lama e o mau xeiro. Aguardam a sencibilidade do Prefeito através da secretária de obras para resolver tal situação.

George Queiroz deverá ser candidato a prefeito de Jucurutú.



O jovem George queiroz ( na foto de camisa listrada ) deverá ser o candidato a prefeito de Jucurutú. Seu pai, deputado Nélter Queiroz, passou o fim de semana todo na cidade de Jucurutú, conversando com lideranças políticas e articulando a candidatura de George a prefeito. Hoje pela manhã, deve ter mantido contato com as lideranças maiores, entre eles, o deputado Henrique Alves, para comunicar a decisão de lançar George candidato.

APAGÃO EM SANTANA DO MATOS JÁ VIROU ROTINA

Ontém a noite Mais uma vez a cidade de Santana do Matos/RN passou mais ou menos 30 minutos sem energia elétrica, não estava chovendo, não se sabe o motivo dos sucessivos apagões que vem ocorrendo no município nos últimos tempos.
Já virou rotina...

ANIVERSARIANTE DO DIA


Lardjane, Que neste dia tão especial o Senhor esteja na tua frente

para te mostrar o caminho certo...

Que o Senhor esteja ao teu lado,
para te abraçar e proteger...

Que o Senhor esteja atrás de ti,
para te salvar de pessoas falsas...

Que o Senhor esteja debaixo de ti,
para te amparar quando caíres
e que te tire das armadilhas...

Que o Senhor esteja dentro de ti,
para te consolar quando estiveres triste...

Que o Senhor esteja ao redor de ti,
para te defender quando outros te atacarem...

Que o Senhor esteja sobre
ti abençoando-te sempre...

Que seus caminhos permaneçam sempre iluminados,
para que você possa continuar a iluminar também
aqueles que têm a oportunidade de trilhar com você,
um trechinho desta longa jornada!

Muita saúde, paz , felicidade e alegria...
Tudo de melhor para você... neste dia tão especial !

Feliz Aniversário!!!

Washington Luiz Júnior.



segunda-feira, 5 de março de 2012

101 Anos de Aristófanes Fernandes e Silva

No dia 05 de Março de 1911 nascia Aristófanes Fernandes e Silva, grande nome da política santanense, que representou bem o nosso povo como prefeito de 1948 a 1952 e chegou ao seu auge como político no dia 02 de Fevereiro de 1963, quando tomou posse do mandato de Deputado Federal na legislatura 1963-1967. Na sua residência, na Fazenda Timbaúba, ele reunia os grandes nomes da política da época e lá eram tomadas grandes decisões políticas. Depois de Aristófanes, Santana até teve Deputado Estadual e Federal, mas nenhum que tenha se destacado como ele. Hoje, 05 de Março de 2012, se a morte não o tivesse levado prematuramente aos 54 anos em 1965, Aristófanes completaria hoje 101 anos de vida, mas como ele já não está mais no nosso meio, não temos mais nenhum grande nome na política nem a grande Fazenda Timbaúba é a mesma.

Quem foi Aristófanes Fernandes e Silva ?

Natural de Caraúbas(RN), foi um grande líder político de Santana do Matos. Era filho de José Fernandes e Silva e Genuína Fernandes e Silva (Dona Dina). Casado com Maria do Céu Pereira Fernandes, a primeira mulher eleita deputada estadual no Brasil. Eram os pais de Paulo de Tarso Pereira Fernandes, advogado e ex-deputado estadual.

Em sua trajetória política ocupou os cargos de Prefeito Municipal de Santana do Matos (de junho de 1948 a maio de 1952), Deputado Estadual, Deputado Federal e chegou a ser indicado a Senador da República.

A sua administração como prefeito de Santana do Matos foi marcada por importantes obras: construiu escolas na zona rural e urbana , providenciou o terreno para o Educandário Padre João Teotônio, abriu estradas, construiu a Praça Aluísio Alves, calçamento de várias ruas, entre outras.

Além da militância política era um empreendedor, com atuação na área industrial, fundando uma fábrica de borracha do leite de maniçoba. Em 1942, por sua iniciativa começava a extração do minério de chelita em minas da região.

Foi um dos responsáveis pela vitória de Aluísio Alves ao Governo do Estado, na campanha de 1960.

Teve sua carreira política ascendente interrompida de forma prematura, com sua morte em 1965, no Rio de Janeiro.

Referências:
PITA, Manoel Américo de Carvalho. Monsenhor José Edson Monteiro: do pé da serra aos pés da santa. Santana do Matos,RN: [s.n], p. 54-55.
Jornal do Cinquentenário de Santana do Matos. Janeiro/1978.

domingo, 4 de março de 2012

ANIVERSARIANTE DO DIA


Amiga Alice Barboza, Ser feliz é encontrar força no perdão, esperanças nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros. É agradecer a Deus a cada minuto pelo milagre da vida.
Parabens, muitos anos de vida, com paz, saúde e muitas felicidades!!
Washington Luiz.

TERMINOU NA MADRUGADA DE HOJE




A alegre e contagiante Dina Santos comemorou ontém o seu aniversário, na residência de seu filho Edízio Santos onde reuniu além de seus filhos, genrros, noras e netos, seus irmãos: Ademir, Almir, Antonio e Dr. Assis. Convidados Presentes: O Prefeito Municipal Assis Silva, e o Vereador Washington Luiz. Oferecendo um jantar regado a diversos pratos da culinária nordestina, refrigerantes, Whisky, churrasco e uma cerveja estupidamente gelada, uniu o útil ao agradável na festa que durou até a madrugada de hoje. O dia 3 de março ficou marcado nos corações de familiares e amigos presentes a festa que levaram seus votos de felicitações pelo transcurso da feliz data e o carinho que tem por essa mulher guerreira, pessoa simples, brincalhona e popular que no seu dia-dia de vida transmite a todos ao seu redor muitas felicidades e alegrias.
As fotos não estão boas pois foram feitas pela câmera de um celular!!!