sexta-feira, 9 de novembro de 2012

NASCER DO SOL NO SERTÃO DO CABUGI

O Pico do Cabugi, em tupi-guarani significa, peito de moça, com seus 590 metros de altitude, também conhecido por Serra de Cabugi, é o único vestígio  de um vulcão extinto no Brasil.

Localizado no limite entre os municípios potiguares de Lajes e Angicos, distantes a 150 km de Natal, a sua imagem, é bastante difundida no Estado do Rio Grande do Norte, é praticamente um de seus símbolo informal.
 
Composto principalmente por rochas basálticas alcalinas intrusivas, está associado a importante evento magmático terciário da região, responsável por diversos corpos rochosos espalhados pelo Estado do Rio Grande do Norte. Sua idade isotópica é a mais recente das rochas ígneas brasileiras (± 19 milhões de anos). A presença de pequenos nódulos de rochas ultra básicas indicam que estas rochas tenham origem em grande profundidade (cerca de 60 km).

Também conhecido como Serra do Cabugi, é passagem obrigatória entre Natal e Mossoró, as duas principais cidades do estado.

A subida leva em torno de 1 hora e 30 minutos, Planeje sua subida ao nascer do sol e descer antes das 10 horas da manhã, após este horário fica muito quente a temperatura. A Noite é possível avistar a cidade de Natal num cantinho iluminado.

Na parte do topo tem uma área de no máximo 10 metros quadrados, é uma viagem tranqüila e segura. O pico é totalmente formado por grandes pedras de magmas que você somente a vista quando está no local. Não há necessidade de rapel, sendo o trajeto feito em caminhada.
Fonte: Turismo Noturno

Nenhum comentário: