sexta-feira, 12 de outubro de 2012

12 de Outubro Dia de Nossa Senhora Aparecida X Dia da Criança

Neste dia 12 de outubro, é feriado nacional no Brasil e o motivo deste feriado não é por causa do dia das crianças (como muitas pessoas acham), é pelo fato de ser o dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.
Mas, claro, no dia 12 de outubro é comemorado o dia da criança também. A data do dia da criança no Brasil passou a vigorar em 1920, e com o passar do tempo acabou ganhando bastante importância, principalmente pelo apelo comercial da data. A Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida é uma das santas de maior respeito e adoração do país inteiro, vide as infindáveis romarias que acontecem ao redor da data comemorativa em outubro.
 A história de Nossa Senhora Aparecida, teve seu inicio em 1717, em Guaratinguetá, quando os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves foram pescar com redes no rio Paraíba do Sul, a fim de oferecer o melhor pescado ao conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, governador da então Capitania de São Paulo e Minas de Ouro que estaria de passagem na cidade. No entanto, a pescaria estava muito fraca, desta forma os pescadores continuaram descendo o rio até chegarem ao Porto Itaguaçu, a 12 de outubro. Com poucas esperanças de conseguirem um bom pescado, João Alves lançou mais uma vez as redes, e foi então que desta vez ele apanhou a Nossa Senhora Aparecida sem a cabeça, João novamente lançou as redes e desta vez veio a cabeça da imagem. A partir deste momento os pescadores conseguiram uma pescaria farta.
CALÀBRIA

Nenhum comentário: