quinta-feira, 14 de junho de 2012

RIO VARZEA DO JUAZEIRO, AINDA HÁ TEMPO PRA SALVAR

Os rios são fonte de vida. Desde a Antigüidade, suas águas são essenciais para que as pessoas possam viver, bebendo, banhando-se, navegando, além de outras utilidades. Mais recentemente, até mesmo energia elétrica é produzida pela força das quedas d’água dos rios, iluminando as cidades.
Um rio sem poluição é aquele em que os peixes e as plantas crescem naturalmente, tem águas limpas e cristalinas. Sua água serve para regar plantações, tomar banhos e também para beber. Para um rio ser assim, é preciso que não se jogue lixo, nem esgoto diretamente nele.






 A poluição mais comum é aquela causada pelo lixo que o homem joga nos rios. O crescimento das cidades e de sua população aumentaram os problemas, porque o tratamento de esgotos e de fossas não conseguiu acompanhar o ritmo de crescimento urbano. Nós santanenses convivemos vários problemas que ainda há tempo para resolver como a poluição das aguas do Açude alecrim, onde um projeto de saniamento básico mau eleborado colocou dois reservatórios de dejetos dos esgotos da cidade em sua margem, além da proximidades com o perimetro urbano da cidade, o crescimento que também contribui para a poluição do reservatório, De modo que o Prefeito conseguiu junto ao Governo Federal Recursos na ordem de 2.000.000.00 de reais para tentar retirar os reservatórios da margem do Açude Alecrim. mas temos outro desafio todos os dias são jogados no rio alecrim toneladas de esgotos, dejetos de todo o sistema de esgotos da cidade jogados rio abaixo em direção a Barragem Armando Ribeiro Gonsalves, poluindo os rios que cortam o nosso município como Cacheirinha, Varzinha, Tiról, Rufão Mineiro da Barra, desaguando no rio caraú e Barragem Armando Ribeiro, o que faser para mudar essa situação?

Nenhum comentário: