sábado, 24 de setembro de 2011

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAS


Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais-INPE, instalou uma torre na Àrea da sede do VII-Distrito Rodoviário, DER, em Santana do Matos. Esta torre será acompanhada por técnicos do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec)/Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Lamepe, que atuam mediante parceria na execução do projeto Muclipe. As torres serão equipadas com sensores instalados em dois sistemas de medidas, sendo um em alta freqüência (fluxos de CO2, vapor água e calor sensível) e outro em baixa freqüência (componentes do balanço de radiação, temperatura e umidade relativa do ar, precipitação, umidade e temperatura no perfil do solo). O monitoramento será permanente, visando à coleta de dados em longo prazo e, assim, obter dados que possibilitem a caracterização mais precisa, do ponto de vista micrometeorológico, da caatinga.

MONITORAMENTO DE CO2 - Essa instalação fará parte da Rede Brasileira de Monitoramento de CO2, estando apto a fazer estudos sobre mudanças climáticas. Francis Lacerda explica que a vegetação da caatinga que recobre o semiárido brasileiro é, proporcionalmente, a menos estudada e menos protegida das composições florísticas brasileiras, e possui espécies vegetais de importância incontestável na sua formação. “A exploração contínua dos recursos naturais e a devastação generalizada da cobertura vegetal nativa desta região fitogeográfica vêm provocando impactos ambientais de grande magnitude, cujas conseqüências ainda não são totalmente conhecidas. Tais conseqüências exigem intervenção imediata no sentido de amenizar os problemas daí decorrentes.”, acrescenta ela.

Segundo Francis, a caatinga e o semiárido brasileiro compreendem áreas muito suscetíveis às variações do clima, e destacam-se como as mais vulneráveis aos impactos das possíveis mudanças climáticas. Apesar da importância, ainda são muito escassas as informações científicas sobre as interações do sistema solo-planta-atmosfera em áreas cobertas por este ecossistema, seja em estado natural ou degradado. “Com as torres, será possível estudar as mudanças ocorridas no bioma caatinga, que, pelas simulações feitas até agora, é o primeiro a se modificar”, afirma.

CEMITÉRIO DE BARÃO DE SERRA BRANCA AGORA ESTÁ LIMPO




O Vereador Washington Luiz, está sempre cobrando, reivindicando, transmitindo os reclames da população aos orgãos competentes, tem cobrado sempre a limpeza das ruas da cidade, como tembem dos Distritos, limpeza dos cemitérios, en fim cobrando as necessidades exigidas peloa população, mas sempre reconhecedor quando os problemas são resolvidos e os pleitos realizados, de forma que vem através deste humilde blog e desta pequena matéria parabenizar o poder público através da Sec. Mun. de Obras por ter atendido as reclamações deste Edil em nome dos moradores do Distrito no que diz respeito a limpeza, Iluminação e revitalização do Cemitério Público do Distrito de Barão de Serra Branca. Todos estando satisfeitos, agradecemos.

RUA CHEIA DE MATO, ENTULHOS E SEM SAÍDA

Final da José Wiliam
Rua José Wiliam de Macêdo
Apesar do empenho do secretário de obras para limpar e manter as Ruas da Cidade Limpa, falta muito para que essa limpeza atenda a demanda pois várias Ruas mais afastadas continuam cheia de mato, lixos e entulhos. As fotos mostram que a Rua José Wiliam de Macêdo está precisando de uma ação do poder Público com relação a limpeza. Essa Rua tambem está sem saída ao norte, pois o acesso a Av. 27 de outubro foi fechado pois o terreno era de um particular que recentemente construiu. O Vereador Washington Luiz pede ao Chefe do Executivo Assis Silva e ao Sec. Mun. de obras Garibelde Guimarães , que além da limpeza o empenho para conseguir um terreno e fazer um novo acesso para a 27 de outubro. O final da Rua dar a entender que estamos na zona Rural pelo Mato que existe. Estas são criticas construtivas, e facil de ser resolvido.

SANTANA TURISMO



Viage bem, viage Tranquilo todos os dias Santana do Matos a Mossoró.
Viagens e encomendas com conforto e segurança.
uma organização, Sérgio. Fones: (84) 9100-3229. Cel: 9972-8778.

Hoje é dia de Jornal Central


CAPA_CENTRAL
Hoje, 24, é dia de mais uma edição do mensário Jornal Central, que vai circular cedinho em várias cidades da Região Central.
A principal manchete está acima. Os detalhes hoje, 24, na edição imprensa do Jornal Central.
Tem ainda entrevista com Bruno Batista, filho do ex-prefeito Jaime Batista. Ele detalha alguns fatos acontecidos na eleição de 2008 e posteriormente quando seu pai assumiu a prefeitura.

União em Jucurutu

Robson Pires

Após a Audiência Pública que foi realizada no Galpão da Feira Livre de Jucurutu, em frente à Matriz de São Sebastião, foi servido um jantar no Portal do Vale. O clima era de paz entre todos e posaram para foto o deputado Nelter Queiroz, o irmão-prefeito Júnior Queiroz, o ex-prefeito Luciano Lopes e o advogado Júlio Queiroz, cotado para disputar a Prefeitura do município.

ANIVERSARIANTE DO DIA

Guilherme Moreira é filho do Casal Junior Moreira e Randkelle.


Guilherme, Conte seu jardim pelas flores,
nunca pelas folhas caídas.
Viva cada minuto de sua vida como se fosse viver eternamente.
E cada hora que passar não conte pelos ponteiros romanos de um relógio e sim pelo pulsar do seu coração.
E através de toda a sua existência conte sua idade pelos amigos que conquista e nunca pelos anos que vive.
Isso é o que lhes desejamos de coração.

Feliz Aniversário. O Blog.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

É HOJE...


RAISSA DALIANE, MISS 2010

Festa para escolha da MISS ESTUDANTIL 2011 (MIRIM e ADULTO) da ESCOLA MUN. PROF. LUIZ PEREIRA, Barão de Serra Branca/RN, hoje sexta-feira, 23 de Setembro, às 20:00 hs. Animação fica por conta do DJ do Alto do Rodrigues e o GRUPO BOM DMAIS de Florânea...
fonte: santana em foco

AUDIEÊNCIA PÚBLICA DISCUTIU BARRAGEM DE OITICICA

Nelter: proponente da audiência
A Assembléia Legislativa do RN realizou na tarde desta sexta-feira (23/09), audiência pública em Jucurutu. A audiência foi uma proposição do deputado Nélter Queiroz e realizada no pavilhão da feira livre da cidade, em parceria com a Câmara Municipal. A construção da barragem de Oiticica, uma obra de fundamental importância para o abastecimento de água de vários municípios da região e resolver o problema das enchentes no Baixo Açu foi um dos assuntos da pauta. Também foram discutidas as obras de asfaltamento da estrada que liga Jucurutu a serra de João do Vale, o anel viário da cidade, ampliação do sistema de abastecimento de água e a exploração do minério de ferro. Mesmo com tanta importância, apenas cinco deputados dos 24 ocupantes de mandatos compareceram: Nelter Queiroz, George Soares, Gustavo Carvalho, Dibson Nasser e o presidente Ricardo Mota. Nenhum integrante da bancada federal, dentre ministros, senadores e deputados federais estiveram presentes. Prefeitos, vereadores e lideranças políticas das regiões do Seridó e Vale do Açu prestigiaram o evento.

População de Santana Revoltada com Problemas no Sinal Local da Inter TV Cabugi


A população de Santana do Matos a vários dias vem reclamando de problemas no sinal de tv local e principalmente da Inter TV Cabugi filiada a Rede Globo pois o sinal esta congelando constantemente as vezes ficando de um dia para outro com a imagem congelada e ninguém toma nenhuma providencia, atenção órgãos responsável por essa área na prefeitura municipal ver se toma alguma providencia junto a Tv cabugi para resolver esses problema, ate porque nem toda população de Santana do Matos tem parabólica pra assisti a globo, os outros sinais de tv local também a muito tempo estão com problemas tem determinados bairros da cidade que não pegam, não sei por que ainda não tomaram Neuma providencia, acredito que não é coisa tão cara que a prefeitura não possa resolver.

fonte: edilimafreire.com.br

HOJE NÃO HAVERÁ SESSÃO NA CÂMARA MUNICIPAL


O Presidente da Câmara Municipal de Santana do Matos e demais Vereadores avisam que hoje não haverá sessão. Acontecerá na próxima sexta feira dia 30 de setembro, no horário regimental.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

PERÍODO MAIS SECO DO ANO COMEÇA NESTA SEXTA NO RN

Depois de um período com chuvas acima da média, trazendo muitos benefícios ao semiárido nordestino, o inverno de 2011 está chegando ao final. A primavera, que tem como característica principal ser a estação mais seca do ano no Estado, neste ano tem seu início no dia 23 de setembro às 6h04min, e seu término no dia 22 de dezembro por volta da 02h e 30 min. Nesse período, segundo os meteorologistas da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), que engloba os meses setembro, outubro, novembro e dezembro, o Rio Grande do Norte apresenta os menores valores pluviométricos acumulados no ano. De acordo com relatório apresentado pela Emparna, durante a primavera, a temperatura média começa a aumentar, atingido os maiores valores nos meses de novembro e dezembro. As atuais condições no comportamento das variáveis oceânicas e atmosféricas mostram uma tendência de normalidade sobre o oceano Pacífico para os próximos três meses. Da mesma forma, o comportamento do oceano Atlântico apresenta uma tendência de normalidade. Essa configuração indica que tanto o comportamento da chuva como a temperatura apresentarão uma situação de normalidade para o período da primavera no Rio Grande do Norte em 2011.


quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Disparos de arma de fogo e correria no Bar das Primas no centro da cidade de Jucurutu

Aconteceu na noite do último, domingo (18), por volta das 18, um tiroteio na cidade de Jucurutu. Vários tiros teriam sido disparados por um homem já com identidade conhecida da Policia. O fato se deu no Bar das Primas no centro da cidade.
Testemunhas disseram que o acusado atentou contra a vida de Zilmara, sua ex-esposa e Zilda de Maurição, sua ex-sogra. Apesar de ter disparado várias vezes. as duas mulheres não foram atingidas.
A policia foi acionada, mas não conseguiu prender o acusado. Há 15 dias Aureliano está separado de Zilmara, o que reforça a tese de, o incidente ter sido uma questão de não aceitar a separação.

Foto: Damião Oliveira/via V&C

GINÁSIO POLIESPORTIVO LOTADO PELOS CRISMANDOS, PADRINHOS E FAMILIARES.














Foi realisado na noite de ontem 20 de setembro no Ginásio Poliesportivo Vereador David Azevedo, a consagração do crisma realizado pela igreja católica, dentro da Programação dos 190 anos da Paróquia de Sant!Ana. Na ocasião foram crismados aproximadamente 400 pessoas entre jovens e adultos, a cerimônha foi presidida pelo Arcebispo Dom Matias da arquediocsese da Natal e pelo Padre Raimundo Josino, Esta foi uma grande festa organizada pela paróquia de Sant’Ana.

A Jovem Wiara Luiz, É filha de Washington Luiz e Iêda Porfirio, Wiara tambem recebeu o sacramento da Crisma. Veja algumas fotos Wiara e sua Madrinha Elsinha, no evento.

ANIVERSARIANTE DO DIA





Josineide Lopes, Filha de José Lopes e Joana Garcia. Neide que esta data seja repleta de alegria e felicidades, ja que voçê apaga mais uma velinha na sua vida. Que Deus te abençoi e te dê muitos Anos de vida com saúde e muita Paz. Um forte abraço bjos. Washington Luiz.

Colisão entre moto e caminhonete foi registrado em S. Matos

Por volta das 17h00min dessa terça-feira uma colisão entre uma moto Honda, de placa MYU-7256, Natal/RN conduzido por Nilson residente no Bairro Santa Luzia, bateu frontalmente em uma caminhoneta D-20 de placas KFL -2549, Santana do Matos/RN, conduzida por o senhor Tarcísio, residente no Sitio Tostado, nesse município . A colisão foi na Av.27 de outubro em frente a Gustavo Auto Peças. Segundo informações a colisão foi causada por um outro veiculo que estava estacionado na contra mão e saiu antes da chegada da policia, além da colisão com a D. 20 o condutor da moto ainda bateu em outro veiculo Gol que estava estacionado ao lado da avenida.
Nilson que segundo informações teria bebido foi socorrido pela ambulancia do Hospital Dr. Cloves Avelino com escoriações pelo corpo e em seguida transferido para Natal.
O Policiamento da cidade foi acionado para fazer os procedimentos de praxe.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Nelter Queiroz agora é governista


Robson Pires

O deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB) agora é governista. Tornou-se aliado de Rosalba Ciarlini (DEM) e agora subirá a rampa da governadora que há bem pouco tempo dizia que jamais subiria.

- Fui convencido pelo deputado federal e líder do PMDB Henrique Eduardo Alves. Em nome da unificação da legenda. E não fomos nós que fomos atrás do governo. O governo é quem veio atrás de nós. Mas, acima de tudo quero deixar claro que atendi a um apelo de Henrique que sempre foi correto comigo e com minhas reivindicações.

O Projeto cada canto um encanto Reuniu todas as escolas do Município de S. do Matos neste Domingo





















O projeto Santana Cada canto um encanto foi apresentado neste Domingo dia 18/09 na praça Cívica em Santana do Matos dentro das comemorações dos 190 anos da paroquia de Sant’ana na ocasião se apresentaram todas as escolas do município, durante a apresentação das escola o publico ficava conhecendo um pouco da historia de cada escola, a praça ficou completamente lotada, o desfile que começou por volta das 16hs e foi encerrado um pouco mais das 20hs e contou com a presença do Prefeito Assis Silva vereadores e demais autoridades além do pároco de nossa cidade Pe. Josino que assistiu todas as apresentações. Muitas pessoas reclamaram a falta de Iluminação na àrea do Evento, A Igreja Matriz de Santana um dos simbolos da Festa estava Praticamente as escuras alem da ausencia da Filarmônica Maestro Romildo Batista. Não entendemos por que!