sábado, 6 de novembro de 2010

RESENHA DA ULTIMA SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL




Ontem sexta Feira houve sessão na Câmara Municipal de Santana do Matos no horário regimental, o Presidente Magnos José dos Santos, autorizou o 1º Secretário conferir a presença dos Vereadores: Magnos José, Erinaldo Florêncio, Fco. Sales Araújo, Edilson Lopes, Airton Ovídio, João Maria Cadó, Marco Aurélio de Carvalho, Fco. de Assis Santos e Washington Luiz, dando nùmero legal a sessão foi iniciada com a leitura de um vescículo Biblico e em seguida foi cantado o Hino do Nosso Município. Feito a leitura da Ata Anterior e aprovada sem emendas o Secretário fez a leitura das materias em pauta, Projetos de Lei de iniciativa do Prefeito Municipal, do Vereador Washington Luiz 02 Requerimentos 1º ao Prefeito Municipal Assis Silva e a Secretária de Saúde Mônica Damasceno, no sentido de que seja adquirido uma Ambulância Nova equipada com UTI para o Hospital Dr. Cloves Avelino e que seja criado um disque Ambulância em nossa cidade utilisando uma ambulância das ja existentes para atender aos pacientes que precisam de uma urgência para chegar ao Hospital e muitas vezes não tem 10.00 para pagar um transporte, ou se não tiver um amigo com um carro tem dificuldades para chegar até a unidade de Saúde para receber um atendimento. o 2º Requerimento foi destinado ao Governador do Estado Iberê Ferreira de Souza, ao Prefeito Municípal e ao Diretor do Departamento de Estradas e Rodagens-DER Dr. José de Arimatéia no sentido de Pavimentar com Asfalto apeóximadamente 250 metros de rua no perimetro Urbâno do Distrito de Barão de Serra Branca ligando o Asfalto da RN 203 já existente com a sequência desta RN onde está em obras de Barão a Três Porteiras. No Grande Expediente usaram a tribuna os Vereadores: Erinaldo Florêncio, Magnos José, Airton Ovídio, Sales Araujo, Marco Aurélio, Washington Luiz e João Maria Cadó. Encerrado o Grande Expediente passou-se as votações, do Executivo dois Projetos de Lei pedindo Suplementação a Lei Orçamentaria 2010 para construções de açudes em Acauâ e Tapuia. colocado em votação os dois foram aprovados por 7 votos favoráveis e dois contrários, dos Vereadores Washington Luiz e Sales Araújo, os demais favóraveis. os requerimentos de Washington Luiz e Sales Araújo foram aprovados por unanimidade do vereadores. em seguida houveram vários comentários provocados pelo pronunciamento do Vereador João Maria Cadó. logo em seguida o Presidente deu por encerrado a sessão e convocou a próxima para a sexta feira no horário regimental.

POPULAÇÃO DE SANTANA DO MATOS ESTÁ REDUZIDA SEGUNDO CENSO DO IBGE 2010


O município de Santana do Matos realmente parou no tempo e não consegue acompanhar o ritmo de desenvolvimento e crescimento populacional de outras cidades do mesmo porte. Dados divulgados pelo IBGE, referente a coleta de dados do Censo, revela que hoje o município de Santana do Matos com o resultado do Senso 2010, perdeu 3.093 habitantes com relação ao Senso 2.000. Esse Resultado Preocupa pois o Coeficiente vai baixar e os recursos repassados pelo Governo Federal diminuem, Santana hoje é 1.0 e deverá cair para 0.8 prejudicando assim o seu desenvolvimento pois atualmente o Gestor reclama bastante das quedas constantes no FPM, e apartir do próximo ano vai ser ainda pior.

Porquê será que o município perdeu tantos habitantes ? Um dos fatores com certeza é a falta de incentivo para nossos Jovens, falta de politicas públicas e geração de emprego e renda, falta de incentivo a esploração de nossas potencialidades, falta de oportunidades, somos um município rico em belezas naturais, temos belas serras, pinturas rupestres, são mais de 80 sitíos arqueologico já catalogados, tudo isso são fatores que contribuem para o êxodo da nossa população. Um outro fator muito bem colocado pelo Vereador Washington Luiz, através de requerimentos e na Tribuna da Câmara Municipal motivo de muitos pronunciamentos, foi a falta de interesse dos Gestores Públicos passados e atual que não fizeram nada para atualizar as fronteira do nosso município, (os limites intermuinicipais), mas não foi por falta de cobrança pois o Vereador Washington Luiz Vém pedindo, alertando exigindo do prefeito uma ação no sentido de atualizar os limites do município mas o executivo não agiu e perdemos mais de 600 (seiscentos habitantes) para o vizinho município de Florânea no Assentamento Serra Nova, com relação ao ultimo Senso, o Assentamento Acauã foi recenceado para Tenente Laurentino pois segundo o IBGE ao qual pertençe, perdemos para Lagoa Nova, São Rafael, Angicos e muitas pessoas na região de São Bento (rezidência) estão indo pra o município de Fernando Pedroza, Perdemos Habitantes e também eleitores. Agora é tarde vamos ter que conviver com as perdas, que se não houver uma providência a tendência é almentar.

Vejam o resultado do Senso 2010 ,Santana do Matos: 12.894 Habitantes.

O ÊXODO RURAL AFETA SANTANA DO MATOS, VEJA O QUE SIGNIFICA E PORQUÊ ACONTECE

“Êxodo” significa “emigração”, “saída”. Ou ainda, no antigo teatro romano, o “episódio cômico subseqüente a uma tragédia”. Mas, no caso de êxodo rural, o episódio definitivamente não é cômico, mas, é subseqüente a uma tragédia. Ou pelo menos indicativo de uma.

Geralmente o êxodo rural ocorre devido à perda da capacidade produtiva, ou à falta de condições de subsistência, em determinado local que acarretarão no êxodo rural para outra localidade rural, ou, o êxodo rural para localidades urbanas.

O mais comum, o êxodo rural para localidades urbanas, acarreta uma série de problemas sociais, estruturais e econômicos para os lugares para onde os “retirantes” se deslocam, legando ao “êxodo” um significado bastante pejorativo.

O êxodo pode também ser chamado de “migração” quando dentro das fronteiras de um país ou território, ou “emigração” quando acontece de um país, ou território, para outro.

No caso do Brasil, podemos citar vários períodos de migração ao longo de sua história que se caracterizam pelo abandono do campo em busca de melhores condições de vida nas cidades.

Na história do Brasil, por exemplo, podemos citar a migração das regiões do nordeste onde predominava a agricultura da cana, para o sudeste onde floresciam as culturas de café ou mesmo para o norte, para os seringais. E, mais tarde, em tempos mais recentes, lá pela década de 50, se inicia uma nova migração, desta vez para a nova capital do país, Brasília. A migração para Brasília fez surgir inúmeras cidadelas que não estavam nos planos de infra-estrutura e que, por terem se instalado nos arredores da grande capital, foram chamadas de “cidades-satélite”.

O Brasil presenciou o seu período de maior êxodo rural entre as décadas de 60 e 80 quando aproximadamente 13 milhões de pessoas abandonaram o campo e rumaram em direção aos centros urbanos. Isso equivale a 33% da população rural do início da década de 60.

Os principais motivos dessa migração em massa foram a expansão da fronteira agrícola, o modelo de urbanização que incentivava o crescimento das médias e grandes cidades criando oportunidades de empregos que atraíam os moradores do campo, e, a estratégia de modernização da agricultura que incentivava as culturas de exportação e os sistemas modernos de agricultura, práticas que, por sua vez, utilizam menos mão-de-obra que a agricultura tradicional, forçando os trabalhadores excedentes a procurarem outra forma de sustento.

Tanto no Brasil, quanto em outras regiões do mundo, o êxodo rural ocasiona o crescimento desordenado dos centros urbanos, gerando um verdadeiro caos social. Sem planejamento as cidades não conseguem fornecer as condições sanitárias e de infra-estrutura básicas aos novos moradores gerando miséria, doenças e mais bagunça.

Em lugares como a África e a Palestina, por exemplo, a migração (ou emigração no caso da Palestina) foi o estopim de conflitos civis que perduram até hoje. Outros episódios históricos de êxodo rural ocorreram na Roma Antiga quando os escravos começaram a substituir os trabalhadores livres no campo e, estes, começaram, então, a abandonar o campo em direção aos centros urbanos. Episódio semelhante aconteceria novamente na Idade Média, mas dessa vez, o êxodo rural para as cidades se deu pelo surgimento de uma nova classe social, a burguesia, que impulsionou o comércio fazendo prosperar os grandes centros.

Mas o êxodo rural também traz prejuízos para o campo podendo, inclusive, transformar algumas cidades em verdadeiras “cidades fantasma”. Isso ocorre quando toda a população deixa a cidade em busca de melhores oportunidades ou por causa de alguma tragédia natural (como uma grande seca ou um furacão, por exemplo).

CONSTRUTORA CLC PROMETE CONCLUIR TRECHO DA RN 203 EM 30 DIAS LIGANDO BARÃO DE SERRA BRANCA A TRÊS PORTEIRAS


A execução das obras de pavimentação da RN-203, trecho que liga o Distrito de Barão de Serra Branca as Três Porteiras, está dentro do cronograma previsto para a conclusão do serviço. Segundo informou o Sr. Chico Pequeno, encarregado da obra, a terraplanagem foi concluída sexta-feira, dia 23. A próxima etapa, que já foi iniciada, é o Banho de Asfalto CM30, em seguida a estrada receberá a última camada asfáltica, RR2C com dupla superfície e 3 cm de altura.
O responsável da CLC, construtora responsável pela obra, informou que a previsão para a conclusão do serviço é no final deste mês e inicio do próximo mês.
Site: edilimafreire.com.br

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O fim da reeleição na Assembléia Legislativa

Aberta a temporada de caça aos monopolista. Até o próximo mês a Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte deverá aprovar um projeto que prevê o fim da reeleição para a presidência da casa legislativa.

A proposta, que estava engavetada há algum tempo, foi levantada pelo deputado José Dias (PMDB) e já recebeu 10 assinaturas de deputados.

Para que a Constituição Estadual seja altera, é preciso voto de pelo menos 15 deputados.

O que pensa sobre isso o maestro Robinson Faria?

O Prefeito de Santana do Matos, Francisco de Assis Silva, participaráde entrevista na rádio Timbaúba FM

O Prefeito de Santana do Matos, Francisco de Assis Silva, participará na manhã do proximo domingo, 7/11 de entrevista na rádio Timbaúba FM 104,9.
Assis fará um balanço da administração, também ele vai falar sobre obras que estão sendo executadas e liberação de recursos por parte do Governo Federal e Estadual para construção de novas obras, no município.
A entrevista será comandada pelo radialista Gildenilson Santos
fonte: f.damião

terça-feira, 2 de novembro de 2010

DIA DE FINADOS: CEMITÉRIO LIMPO E PREPARADO PARA RECEBER POPULAÇÃO PARA VISITA DE COVAS FICA ABERTO ATÉ AS 19H

Prefeitura instala barracas em frente ao cemitério,Santana do Matos precisa seguir este Exemplo

Grande movimentação no Cemitério Público de Lajes durante o dia de finados. O Blog esteve na manhã desta terça-feira (2) para registrar alguns momentos. Para recepcionar a população, a Prefeitura de Lajes montou uma estrutura com pelo menos quatro tendas e cadeiras onde servem água mineral, café e chá. O trabalho é realizado pela Opções Festas, empresa contratada pelo município.

Neste dia, o Cemitério fica aberto até as 19h00min por causa da grande movimentação. Em anos anteriores, muitos populares deixaram para fazer a visita no finalzinho da tarde quando terminam ficando até o anoitecer. Por isso a administração decidiu manter aberto até este horário.

Imagens do Cemitério de Lajes:




HISTÓRIA DO DIA DE FINADOS

O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca.

É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.

Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava. Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos. Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de “Todos os Santos”. O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.

Dilma exclui PMDB da primeira reunião


Mesmo com o vice na chapa, o PMDB foi alijado da primeira reunião da presidente eleita, Dilma Rousseff, realizada ontem de manhã e à tarde na casa da petista, no Lago Sul, um dos bairros nobres de Brasília, quando foram escolhidos os primeiros nomes da equipe de transição.

Essa equipe será comandada pelo presidente do PT, José Eduardo Dutra, e pelo ex-ministro Antonio Palocci. Só foram convidados para a reunião com a presidente eleita os petistas mais próximos e cada um recebeu a sua missão para a futura equipe de transição.

Entre os peemedebistas, notava-se um misto de decepção pela ausência de um representante do partido na reunião com a presidente eleita, e a certeza de que o partido será tratado assim mesmo, à distância, porque os lugares mais próximos a Dilma estão reservados aos petistas.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

VOCÊ SABE QUANTO CUSTA UM EX-PRESIDENTE AO PAÍS

Custo_Ex_presidente

O mandato pode até se estender por oito anos, em caso de reeleição, mas as benesses alcançadas por quem chega ao Palácio do Planalto impulsionado pelas urnas acompanham o eleito pelo restante de sua vida.

No dia 28 de abril de 2008, Lula assinou um decreto (6381/08) que reforça a legislação que ampara o auxílio aos ex-inquilinos do Planalto

Com oito assessores, dois veículos oficiais (carros de luxo), gasolina à vontade e vencimentos de R$ 11 mil, os quatro ex-presidentes vivos (José Sarney, Fernando Collor, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso) custam R$ R$ 3.072.302,08 aos cofres públicos e a partir de janeiro de 2011, quando terminar o mandato do presidente Lula, o gasto anual com os ex-presidentes subirá para R$ 3.840.377,60.

COM ESSE VALOR DARIA…

O valor seria suficiente, por exemplo, para bancar pelo menos 1.489 famílias atendidas pelo principal programa social do governo Lula, o Bolsa Família, ao longo de 12 meses.

A comparação leva em conta o valor máximo distribuído hoje pelo governo federal a famílias de renda per capita mensal inferior a R$ 120 que mantêm até três crianças e dois adolescentes na escola. Nesse caso, os beneficiários podem sacar o máximo de R$ 172 ao mês. O benefício básico, porém, é de R$ 58. Com o valor que custeia os quatro ex-presidentes seria possível distribuir a bolsa a 4.414 famílias que recebem a quantia mínima ao longo de um ano.

CRITICAMOS MAS TAMBEM AGRADECEMOS


Visitamos hoje a tarde o cemitério do Distrito de Barão de Serra Branca, onde presenciamos um espaço muito bem conservado, limpo e por esse motivo resolvemos parabenizar a Administração ou as pessoas que mantem bem cuidado este camitério. Parabens pela limpeza mas queremos reivindicar com urgência a iluminação pois encontra-se as escuras até as 19:00hs ainda era boa a frequência de pessoas colocando flôres e aplicando cêra nos marmores e granitos dos túmulos mas reclamando da escuridão. Atenção Secretário de Obras, Atenção Prefeito não é dificil colocar 2 ou 3 lampadas no poste existente no centro do Cemitério de Currau Novo. esperamos que amanhã cêdo seja colocado lampadas. para iluminar a noite do dia de Finados. Estamos aguardando.

NADA FOI MELHORADO PARA O DIA DE FINADOS NO SÃO SEBASTIÃO









A redação deste humilde blog visitou hoje pela manhã o Cemitério Público São Sebastião pra ver as condições e os preparativos para o dia de Finados. Enquanto em muitos Municípios deste Brasil afora as administrações limpam Pintam e preparam os cemitérios para este dia tão esperado onde as pessoas fazem visitas a covas e tumulos de seus entes queridos que ja se encontram na eternidade, encontramos algumas pessoas, familiares e até amigos fazendo limpeza em túmulos e covas; sabemos que amanhã é um dia de muitas visitas, Aqui em nossa Cidade o poder Público não mandou se quer dar uma pintura com água e cal nas paredes do São Sebastião, O abandono e a ausência da administração Pública é visivel, Pois a vários anos que a superlotação não dar espaço para receber mais finados. Ex: foi mostrado um caixão que passou mais de 3 horas aguardando no meio do sol uma solução para ser sepultado, Através de Requerimento e muitos discursos na tribuna da Câmara o Vereador Washington Luiz Defende que seja feito uma reforma ou construido um novo cemitério com urgência para resolver a situação, além da construção de uma rampa para cadeirantes atendendo a Lei da Assecibilidade. Ouvimos falar extra oficial que a Prefeitura negociou um terreno junto a Paróquia que fica por tráz do São Sebastião para uma reforma, mas ja fazem mais de um ano e nada foi iniciado. uma outra coisa é a Capela que existe no centro do velho Cemitério deteriorada, e lá ainda se encontra vários metros de Cerâmica doados há mais ou menos 10 anos por uma pessoa amiga para melhorar as condições da capelinha mas a Prefeitura não teve coragem de disponibilizar um pedreiro e um servente para fazer a obra. Cerâmica, rejunto, e um saco de cimento petrificado continuam lá na capela quem duvidar faça uma visita e comfirme. De modo que fica a nossa reclamação com relação a falta de atenção com o cemitério, pois em conversa com o coveiro ele nos reclamava até a falte de coletoras de lixo dentro e na frente do referido cemitério. Com essa necessidade os restos de flores, materiais funerários, são jogados por cima do muro para o terreno visinho. Pedimos com cautela o apoio do Prefeito para resolver o problema da falta de espaços, como também ao secretário de Obras no sentido de colocar coletoras de lixo, melhorar as condições da Capela e manter a limpeza além da Pintura das paredes. Estamos procurando melhorar a situação e resolver tais problemas se essa matéria incomodar alguém desculpe, pois vivemos em um pais democrático onde temos que cumprir os nossos deveres mas cobrar os nossos direitos. aguardemos as soluções.

AGAUARDAMOS A BOA VONTADE



Diante do crescimento , da distância entre muitos dos Bairros de nossa Cidade até o Cemitério Publico São Sebastião Vimos a necessidade de adquirir um carrinho para transporte de ataúde, ou seja carregar os caixões nos cortejos fúnebres até o cemitério.
Depois de apresentar e defender Requerimento na Câmara Municipal, o Vereador Washington Luiz aprovou em deliberação no Plenário e depois foi enviado ao Prefeito Municipal para tomar providências para execussão; Pedido para que seja adquirido um carrinho para transporte do caixão com o defunto até o cemitério, a exemplo do distrito de Barão de Serra Branca onde já existe um adquirido pela adm. da Capela, não houve até hoje uma resposta oficial por parte do Chefe do Executivo Santanense a respeito do Requerimento; mas no inicio do ano passado 2009 esteve na Câmara prestando informações e esclarecimentos a respeito do desempenho de sua pasta como Secretária de Administração e finanças da Prefeitura a Sra. Girlene Vasconcelos Leite, a quém foi feito o pedido verbalmente e a mesma assegurou ao Vereador que iria atender o pedido. um ano ja se passou e não foi realizado este sonho que não é só do Vereador mas de todos que fasem a Cidade de Santana do Matos.

Eleições 2010 Resultado final de Santana do Matos 28ª Zona

Seções 38
Eleitorado 11.757
Abstenção 3.541 (30,12%)
Compareceram 8.216 (69,88%)
Votos 8.216
Brancos 156 (1,90%)
Nulos 316 (3,85%)
Válidos 7.744(94,26%)
1º Lugar
Dilma Rousseff (PT) 4.876 (62,96%)
2º Lugar
José Serra (PSDB) 2.868 (37.04%)
Maioria para Dilma Rousseff (PT) de 2.008 votos.

Paciente passa mais de 40 minutos a espera de atendimento no Hospital Cloves Avelino



Bom o caso aconteceu na noite deste Domingo dia 31/10 a paciente Maria Santana Costa conhecida por (Santana) chamou a reportagem do site depois de passar mais de 40 minutos a espera de atendimento no Hospital Cloves Avelino em Santana do Matos segundo Santana estava sentindo fortes dores de cabeça e ao chegar a unidade de saúde a enfermeira e atendente conhecida por Cezarina disse que a médica estava repousando e pediu que não a chamasse, houve um inicio de bate boca na recepção do Hospital entre Cezarina e Santana. Entrevistada, Cezarina disse que foi duas vezes chamar a médica; a primeira vez ela não ouviu, a segunda vez a médica respondeu já vou, depois de alguns minutos a médica veio atender Santana que estava reclamando de forte dores de Cabeça, logo depois de atender Santana, a médica conhecida por Dr. Ana Amália conversou com nossa reportagem e disse que não deu essa ordem para que não a chamasse, simplesmente demorou por que estava tomando banho e disse que nunca deixou de atender nenhum paciente principalmente quando está de plantão.

Fonte: edilimafreire.com.br

domingo, 31 de outubro de 2010

Rosalba deseja sucesso a presidente Dilma e diz esperar que o RN tenha a atenção que merece.


A governadora eleita Rosalba Ciarlini considerou que o resultado das eleições para presidente da República representa que o país respeita a liberdade. “Desejo sucesso a primeira mulher eleita presidente do Brasil. Espero que o Rio Grande do Norte tenha de Dilma Rouseff a atenção que merece”, disse a governadora, reafirmando o compromisso de tratar por igual todos os municípios, independente de apoios recebidos na campanha eleitoral. “Assim como vou cuidar dos municípios onde não tive o apoio dos prefeitos, tenho certeza que essa será também a postura da nova presidente”, reforçou, recordando que convocou a união de todos os parlamentares eleitos do Estado em torno do desenvolvimento do RN.

Por que José Serra venceu a eleição em Natal?


Robson Pires

A capital do estado, depois de todas as urnas computadas, deu a vitória ao candidato de PSDB à presidência, José Serra.

O tucano obteve 51,72% dos votos apurados (202.019). Enquanto isso, a petista Dilma Rousseff ficou com 48,28% (188.558).

Natal registrou 19,31% de abstenções, 2,47% de votos brancos e 5,15% de votos nulos.

Ok. Vão dizer que a vitória se deu pelo empenho dos líderes democratas, Rosalba Ciarlini e José Agripino, do deputado tucano Rogério Marinho e etc e tal.

Mas como perguntar não ofende, será que o insucesso de Dilma, na capital, se deu pelo apoio da prefeita Micarla de Sousa (PV)?

Dilma é eleita a primeira mulher presidente do Brasil

Robson Pires

Dilma Rousseff (PT) é a primeira mulher presidente do Brasil.

CANDIDATURA

Ex-ministra de Minas e Energia e da Casa Civil, Dilma foi alçada já em 2008 à condição de candidata pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que começou então a dar as primeiras indicações de que gostaria de ver uma mulher ocupando o posto mais importante da República.

Em 31 de março deste ano, Dilma deixou a Casa Civil para entrar na pré-campanha.

Cresceu nas pesquisas e chegou a ter mais de 50% dos votos válidos em todas elas, mas começou a oscilar negativamente dias antes do primeiro turno, após a revelação dos escândalos de corrupção na Casa Civil e da entrada do tema do aborto na campanha.

Logo no primeiro debate do segundo turno, reagiu aos ataques que vinha sofrendo e contra-atacou Serra. A partir daquele momento, a diferença entre os dois candidatos nas pesquisas parou de cair.

Dilma se torna neste domingo o 40º presidente da República brasileira.

ELEIÇÃO PARA DIRETOR DO ARISTOFANES FERNANDES


VOTE CHAPA 2 !:

CANINDÉ JOTA & JUSCINEUMA GUIMARÃES

Diretor e Vice-diretora – chapa 2 E.E.Aristófanes Fernandes

ALGUMAS DAS AÇÕES:- construção de assentos (bancos) nos
espaços internos da Escola;

- implantação do grêmio estudantil;

- instalação de uma rádio na Escola;

- redução da ausência de professores na Escola;

- revitalização do laboratório de informática para a prática de
pesquisas escolares;

- organização de feiras culturais e científicas;