sábado, 14 de agosto de 2010

ABATEDOURO FECHADO EM CRUZETA POLUIA AFLUENTES DO RIO PIRANHAS-AÇU

O constragimento que causa a foto desperta populações de cidades maqueadas na região

Ibama fecha o segundo matadouro na região do rio Piranhas-Açu, no RN

Mais um abatedouro de animais foi fechado pelo Ibama (13/08) por causar poluição no interior do RN. O matadouro municipal de Cruzeta, mantido pela prefeitura local, lançava vísceras de animais e água contaminada com sangue e dejetos diretamente nos córregos afluentes do rio Piranhas-Açu (veja fotos em anexo). A prefeitura foi multada em R$ 30 mil reais e tem 20 dias para apresentar sua defesa ao Ibama.

Este é o segundo matadouro fechado pelo Ibama nesta semana. Anteriormente os fiscais embargaram o abatedouro de Jardim de Piranhas e multaram a prefeitura do município no mesmo valor.

Vísceras, degetos e sangue contaminado eram lançados nos afluentes do rio Piranhas-Açu

As condições encontradas em Cruzeta, porém, são mais preocupantes, pois o estabelecimento se encontra em Área de Proteção Permanente, à beira de cursos d´água, onde é proibido erguer construções, especialmente aquelas que causam poluição.

Além do problema da poluição causada, o abatedouro também apresentava péssimas condições de higiene. Não havia material para sanitização adequada do ambiente e os fiscais encontraram até gatos se alimentando das sobras dos animais sacrificados.

As ações de fechamento de matadouros e estabelecimentos poluidores fazem parte da Operação Piranhas-Açu, que continuará até o final do ano fiscalizando os principais empreendimentos poluidores dessa bacia hidrográfica, a mais importante do semiárido do Rio Grande do Norte.

Bons exemplos

A Operação Piranhas-Açu foi concebida em setembro do ano passado quando Ibama, Ministérios Público Federal e Estadual e prefeituras dos municípios da bacia firmaram Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) comprometendo-se a corrigir os problemas em lixões irregulares e matadouros de animais.

Os TACs estabeleciam medidas para minimizar impactos e proteger o meio ambiente e a saúde da população. As prefeituras concordaram em cercar lixões irregulares, cobrir com terra o lixo depositado e prospectar novas áreas para criar aterros sanitários regulares.

Quanto aos matadouros, deveriam aperfeiçoar regras de abate, melhorar a higiene e controlar o lançamento de efluentes. Os prazos para cumprimento das regras variavam mas, em média, as medidas mais urgentes deveriam ser tomadas em até 60 dias.

Passado quase um ano da assinatura dos TACs o Ibama começa a visitar novamente os lixões e matadouros para verificar as melhorias adotadas. Casos como o de Jardim de Piranhas e de Cruzeta mostraram total desrespeito aos acordos e, por isso, foram multados.

Todavia, alguns municípios denotaram preocupação com o meio ambiente e a saúde púbica e realizaram modificações. São José do Seridó transformou o lixão irregular num aterro controlado e melhorou o abatedouro. Caicó e Parelhas também promoveram melhorias nos matadouros, construindo estruturas para tratamento de efluentes.

Causar poluição é crime ambiental, com penas que podem chegar a cinco anos de reclusão e multas de até R$ 50 milhões. Denúncias sobre crimes ambientais podem ser feitas pela Linha Verde do Ibama: 0800 61 8080. No Rio Grande do Norte, denúncias podem ser comunicadas à superintendência do Ibama no estado pelo telefone (84) 3201-4477 begin_of_the_skype_highlighting (84) 3201-4477 end_of_the_skype_highlighting.

1ª SESSÃO ORDINÁRIA DO 2º PERIODO LEGISLATIVO




Ontem sexta-feira aconteceu a 1ª Sessão Ordinária do 2º periodo Legislativo, teve inicio ás 20:30 hs no Plenário Carlos Alberto e Silva, com a Presença de 7 ( sete ) vereadores presentes: Magnos José, Airton Ovidio, Edilson Lopes, Fco. Sales Araújo, Fco. de Assis Santos, Erinaldo Florêncio e Washington Luiz Júnior. A Tribuna Livre foi ocupada pelo Jovem Bibi como é conhecido que falou representando a classe de Moto-Txistas da cidade e pediu as autoridades mais apoio para a classe, Na oedem do dia vários Projetos do Executivo pedindo Créditos Suplementares ao Orçamento 2010 para adecuar recursos proveniente de convênios pa execussãode obras no Município, No grande Expediente os Vereadores Discussaram e debateram Assuntos relacionados com a Administração atual e fiseram muitas cobranças em busca de uma melhor qualidade de vida para o povo santanense. O Vereador Washington Luiz, Justificou Projeto e requerimentos apresentado na sessão. Projeto de Lei 023/2010 denominando de Praça de Eventos Professor Irani de Oliveira, a praça que está sendo construida por trás do Hospital Dr. Cloves Avelino na Rua Manoel Montenegro de Melo no Bairro Santa Luzia. Apresentou dois Requerimentos Ao Governador Iberê Ferreira, ao Sec. de Recursos Hidricos Lázaro Mangabeira e ao Dir. Presidente da CAERN, Dr. Sérgio Bezerra Pinheiro, o 1º no sentido de que seja providênciado uma reforma no sistema de abastecimento D'agua de nossa cidade, além da construção de mais uma caixa D'agua para atender a grande demanda da nossa cidad. O 2º será encaminhado as masmas autoridades citadas no 1º è no sentido de que seja colocado em funcionamento o sistema de adutora Barão de Serra Branca, Palestinas e Belo Monte, obra recentemente concluida e já fasem mais de 90 e que até hoje encontra-se sem funcionar. Comunidade como Belo Monte que já esta sofrendo com os efeitos da sêca e a falta D'agua. Esperamos que haja empenho por parte do Governo do Estado para resolver estes problemas.

COMEMORAÇÃO DO DIA DOS PAIS NA ESCOLA DE BOM JESUS DE DONZINHA






A convite da Professora Ivanilda e de todos que fasem a Escola Municipal de Bom Jesus os Vereadores, Magnos José, Presidente da Câmara Municipal e Washington Luiz prestigiaram a festinha em homenagem aos Pais. Crianças, Paes e Mamães estavam presentes como também outros convidados, Professora Jacilene, Professor Canindé, o Pastor da Assembléia de Deus, Milena Agente de Saúde da Área e muitas pessoas da comunidade, logo após a Palestra foi servido um almoço maravilhoso e em seguida distribuido umas lenbrancinhas com os Pais. Parabens as Prfessoras e todos os funcionários da Escola pela festinha.

Motorista Perde o Controle e Capota Carro na RN 041

mais um acidente aconteceu hoje na Rn 041 entre o Pórtico da entrada da Cidade e a entrada da Fazenda Santa Terezinha. O proprietario de uma Camionete Strada de Placa MYK 5973 Santana do Matos RN conhecido por Galeteiro perdeu o controle do veiculo em uma curva proximo a entrada da cidade de Santana do Matos capotando o carro, que ficou a mais de 20 metros da RN, no veiculo além do proprietario vinha mais duas pessoas, o seu filho Thomas e um amigo conhecido por Thainan os mesmos foram encaminhados para o Hospital Dr. Cloves Avelino mais com ferimentos leves, informações nos chegaram de que só Thomas foi encaminhado para Naltal por motivo de um corte no braço.

Com Informações obtidas junto a o site edilima freire.com

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Carro Forte capota na saida de Santana do Matos, o acidente aconteceu por volta das 15:3


Carro Forte capota na saida de Santana do Matos, o acidente aconteceu por volta das 15:30 o carro forte que sai da cidade de Santana do matos acabou capotando logo depois da placa da saida da cidade, segundo um dos segurança que estava no veiculo o motorista tentou livra um motoqueiro que tentava ultrapassa um caminhão bau que vinha de frente pra não bate no motoqueiro o motorista do carro forte freiou e acabou perdendo o controle e capotou o carro os seguranças que estava no carro sairam sem nenhum ferimento a viatura de policia da cidade ja se encontra no local.

Fonte: edilimafreire.com.br



Acabou o suspense: Geraldo Gomes declara voto em Ezequiel Ferreira para deputado estadual


Acabou a indecisão!

O prefeito de Currais Novos Geraldo Gomes (DEM) cedeu às pressões e acabou, finalmente, definindo a sua chapa por inteira para eleições deste ano. E incluiu na relação o nome do seu candidato a deputado estadual: será Ezequiel Ferreira de Souza (PTB).

Geraldo não quis correr o risco de tê-lo como adversário nas eleições para prefeito em 2012.

Melhor assim, comentou um aliado de Gomes.

Restante da chapa de Geraldo:

- Governadora – Rosalba Ciarlini (DEM)
- Senadores – Agripino Maia (DEM) e Garibaldi Alves (PMDB)
- Deputado federal – Felipe Maia (DEM)

Foto: Ezequiel (camisa azul) rezando e agradecendo. Ao lado de Geraldo Gomes e Milena Galvão (prefeito e vice).

PARABENS PELA SUA FORMATURA


Alegres e cheio de felicidades o Casal João Maria Macêdo e Célia pousam para foto na festa de formatura de sua querida filha Catherine. Que formou-se em emfermagem. A solenidade de formatura aconteceu no dia 26 de julho no Centro de Convenções, dia 03 de Agôsto houve missa em ação de graças na Igreja de Santo Agostinho na UFRN. Dia 04 de agôsto um Culto Evangélico na Assembléia de Deus em Candelaria e o Baile dia 06 de Agôsto no Boulevrd. João Maria e Célia estiveram presentes em toda a programação.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

terça-feira, 10 de agosto de 2010

TERÇO DOS HOMENS




Aconteceu hoje terça-feira, o terço dos homens foi rezado na capela de Frei Galvão no Bairro Alto da Boa Vista com a presença de um grande número de Homens, crianças e Mulheres.Estiveram presentes. Leonaldo e o Padre Josino.

Sua Carteira de Identidade vai mudar!

RIC
Você sabia que sua Carteira de Identidade vai mudar? Até o final de 2010, os órgãos emissores do documento começarão a disponibilizar o RIC – Registro Único de Identificação Civil. Muito mais seguro e tecnológico, o RIC traz um chip, igual ao dos cartões de banco, que guarda várias informações. Não só o seu biotipo (digitais, altura, cor dos olhos etc) mas também número de outros documentos (CPF, título de eleitor, carteira de habilitação e de trabalho) estarão reunidos em um mesmo lugar.

Irmã de Nelter e Júnior Queiroz, Nelsira também acompanha decisão no apoio a Rosalba

Elisa Elisie
Nelsira é a mãe de Júlio, provável candidato a prefeito com o apoio de Júnior Queiroz

Mais um integrante da família Queiroz declarou apoio a senadora Rosalba Ciarlini (DEM), que disputa o Governo do Estado. Nelsira Queiroz, irmã do deputado Nelter Queiroz (PMDB) também decidiu acompanhar a opção do prefeito Júnior Queiroz (PSB), que apóia a chapa completa da coligação "A Força da União", inclusive os senadores Garibaldi Filho (PMDB) e José Agripino Maia (DEM), este último adversário do deputado.

Um fato chama a atenção nesse apoio de Nelsira Queiroz... É que ela é a mãe de Júlio Queiroz, sobrinho que o prefeito Júnior Queiroz pretende colocar como seu candidato em 2012. Publicamente Júnior não nega que terá candidato próprio a sua sucessão, mostrando que não apoiará a ideia do irmão-deputado em trabalhar o retorno do ex-prefeito Luciano Lopes (PR) a prefeitura. Nos bastidores, Júnior Queiroz articula o apoio da bancada de vereadores, onde ele lidera a grande maioria.

Prefeito protesta contra perdas do FPM com caminhada de 176 quilômetros

Robson Pires

Uma caminhada de 176 quilômetros entre Natal e a pequena cidade de Afonso Bezerra, de 11 mil habitantes e encravada na árida região Central do Rio Grande do Norte. Esta foi a forma encontrada pelo prefeito Jackson Bezerra para protestar contra as sucessivas perdas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principal fonte de renda de Afonso Bezerra e da maioria dos municípios potiguares e do País.

A caminhada começou às 9 horas da manhã desta terça-feira, 10, e deverá ser concluída até o final da tarde ou início da noite de sexta-feira. Prefeitos de diversas regiões do Estado, liderados pelo prefeito de Lajes e presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, Benes Leocádio, fizeram questão de apoiar o colega e participar do início da caminhada, à margem da BR-101, na zona sul de Natal.

“Decidi fazer a caminhada para chamar a atenção das autoridades para a gravíssima situação dos pequenos municípios”, declarou Jackson Bezerra, que se notabilizou em eventos em Natal e Brasília por usar a bandeira do seu município como uma capa, laçada ao pescoço, à moda dos soldados brasileiros na distante Guerra do Paraguai, na segunda metade do século 19.

Jackson Bezerra vê descaso e indiferença das autoridades com a situação financeira dos municípios. “No debate dos presidenciáveis não se tocou na situação dos pequenos municípios. O que precisamos é de uma revisão do Pacto Federativo. Hoje o governo federal fica com 60% de tudo que é arrecadado no País, 25% ficam com os estados e sobra apenas 15% para os municípios”, afirmou o prefeito.


Fábio Faria recebe homenagem em Brasília

Robson Pires

O deputado federal Fábio Faria (PMN) será homenageado quarta-feira (11) com a Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho no grau Grande Oficial, oferecido pelo Tribunal Superior do Trabalho. A indicação foi do ministro Emanoel Pereira, com aprovação de todos os membros do Órgão Especial da Corte.

A solenidade está marcada para as 17h, na sede do TST, em Brasília.

A indicação de Fábio foi motivada pelo sua intensa luta em relação ao combate ao crack no país.


segunda-feira, 9 de agosto de 2010

CGU-CONTROLADORIA -GERAL DA UNIÃO FAZ AUDITORIA EM SANTANA DO MATOS

Auditoria e Fiscalização > Avaliação da Execução de Programas de Governo > Sorteio de Municípios

33º Sorteio Público de Municípios realizado em 26/07/2010

Lista de áreas municipais que receberão fiscalização especial da Controladoria-Geral da União (CGU), definidas em sorteio público realizado em 26/07/2010, no auditório da Caixa Econômica Federal, em Brasília.

1º - Guaraniaçu - PR
2º - Califórnia - PR
3º - Flórida - PR
4º - Coaraci - BA
5º - Ibicaraí - BA
6º - Nazaré - BA
7º - Anagé - BA
8º - Contendas do Sincorá - BA
9º - Salto do Jacuí - RS
10º - Lagoa dos Três Cantos - RS
11º - Victor Graeff - RS
12º - Ubiretama - RS
13º - Piquete - SP
14º - Mirassol - SP
15º - Lourdes - SP
16º - Porangaba - SP
17º - Cristais Paulista - SP
18º - São João Evangelista - MG
19º - Barão de Monte Alto - MG
20º - Alpercata - MG
21º - Divino - MG
22º - Mateus Leme - MG
23º - Taquaraçu de Minas - MG
24º - São Joaquim de Bicas - MG
25º - Brasiléia - AC
26º - São Felipe D'Oeste - RO
27º - Benjamin Constant - AM
28º - Capela - SE
29º - Corguinho - MS
30º - Laranja da Terra - ES

31º - Sapucaia - RJ
32º - Flexeiras - AL
33º - Colônia Leopoldina - AL
34º - Terra Santa - PA
35º - Cametá - PA
36º - Cachoeira do Piriá - PA
37º - Marcelândia - MT
38º - Luzinópolis - TO
39º - Caiçara do Rio do Vento - RN
40º - Ipueira - RN
41º - Santana do Matos - RN
42º - São José da Coroa Grande - PE
43º - Pesqueira - PE
44º - Serrita - PE
45º - Crateús - CE
46º - Pacujá - CE
47º - Beberibe - CE
48º - Nova Colinas - MA
49º - Benedito Leite - MA
50º - Bequimão - MA
51º - Esperantina - PI
52º - Santa Rosa do Piauí - PI
53º - Lagoa de São Francisco - PI
54º - São Sebastião de Lagoa de Roça - PB
55º - Araruna - PB
56º - Tavares - PB
57º - Urutaí - GO
58º - Cocalzinho de Goiás - GO
59º - Cunhataí - SC
60º - Urussanga - SC
Áreas a serem fiscalizadas nos municípios com 20 mil a 100 mil habitantes:
Assistência Social; Ciência e Tecnologia; Educação; Indústria; Saúde; Segurança Pública.

Áreas a serem fiscalizadas nos municípios com mais de 100 mil habitantes:

Ciência e Tecnologia; Indústria; Saúde; Segurança PúblicA.
Sorteados 60 ( sessenta ) municípios no país 3 ( três ) são no Rio Grande do Norte. incluido Santana do Matos.

NINHO DE RATOS NA ESCOLA PROF. OSVÁGRIO RODRIGUES






A vários meses postamos neste blog matéria sobre o prédio da Escola Municipal Prof. Osvágrio Rodrigues, em nome de vários cidadões que procuraram o blog cobrava-mos uma reforma naquele Prédio, mostrava-mos a Caixa Dágua com um grande vasamento, falta de espaço, lixo e entulhos com mais de dois anos nos muros da Escola, um verdadeiro desastre que até hoje continua, esses problemas não foram resolvidos e hoje chegaram mais denuncias de que o depósito da merenda escolar virou um verdadeiro ninho de ratos e baratas, alguns dos funcionários resolveram faser uma limpesa no deposito as preças pois receberam a noticia que fiscais federais da CGU - Corregedoria Geral da União fariam visita ao prédio, e ai encontraram muitos pacotes de merenda escolar danificados pelos retos que furaram uma tela nos comungós e entraram de morada no depósito 2º informação foram retirados vários pás de dejetos dos rátos. E assim mesmo a merenda era distribuida com os alunos da Escola. Além dos Rátos e Baratas falaram que está sendo criado um Bode dentro do muro. Valente e fedorento em momentos as pessoas não aguentão o xeiro de Bode Pai de Xiqueiro. O Que Faser? recorrer a quém? O Própio Deretor da Escola já disse em outro momento que ja cansou de cobrar do Secretário e do Prefeito a limpesa e uma reforma na Escola. melhor reformar Escolas ou construir Praças ?.
O blog: foi ouvido a verção de pessoas que frequentam a escola e conhecem os problemas, mas se algeém queser informar ou contestar essas denuncias fique a vontade o blog está a disposição. fassa a matéria e mande para washington_ljunior@hotmail.com que será postada.

MAIS UMA PRAÇA ESTÁ SENDO CONSTRUÍDA




A Prefeitura de Santana do Matos, está construindo uma praça de eventos na Rua Manoel Montenegro de Melo por trás do Hospital Dr, Cloves Avelino, uma obra com investimento do Governo Federal no Valor de R$ 179,381,00 ( cento e setenta e nove mil trezentos e oitenta e um reais ), Esta Praça valoriza esta área e melhora a condição de vida dos moradores da referida Rua no Bairro Santa Luzia nesta cidade. Com mais essa construção ja somam-se quatro novas praças em nossa cidade mas a reforma da Praça aluizio Alves. Além da Praça esta rua necessita urgentemente de um calçamento será que o Prefeito vai deixar essa rua urbanizada?

Rosalba, Iberê e Carlos participam de sabatina Motores do Desenvolvimento do RN


Os candidatos ao governo do Estado: Rosalba Ciarlini (DEM), Iberê Ferreira de Souza (PSB) e Carlos Eduardo Alves (PDT) participaram nesta segunda feira da sabatina Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte no auditório da Fiern.

Durante a abertura do evento, o presidente da Fiern, Flávio Azevedo, falou sobre a relação entre a política e a atividade empresarial durante discurso na abertura da sabatina com os candidatos. De acordo com Azevedo, atualmente, os empresários examinam o quadro político antes de desenvolver novos projetos. Para ele, nas vésperas de uma eleição, discussão política dos assuntos de interesse dos empresários é fundamental.

Já o presidente da Fecomercio, Marcelo Queiroz, destacou a importância para a classe empresarial de participar da sabatina e ouvir o que cada um dos candidatos tem para apresentar para o setor.

domingo, 8 de agosto de 2010

VISITANDO OS AMIGOS


















O Vereador Washington Luiz esteve hoje pela manhã participando de uma reunião da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do PA. Palestina, logo após a Reunão esteve na residência de Zé de Bié e Noêmia e a convite do Amigo Gutemberg participou de um comes e bebes com familiares e amigos de Gutemberg e Maria, lá estava o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Zé Benedito, os amigos Antônio Batesola e família e quero registrar a presença do meu amigo Edilima Freire. Muito churrasco, cerveja montilla e uma boa aguardente; Os nossos agradecimentos a Maria e Gutemberg, filhos e a todos os presentes.

Todo mundo diz que está eleito na Feirinha de Acarí hoje: Wilma, Iberê, Rosalba, Agripino e Garibaldi

Robson Pires

A Feirinha de Nossa Senhora da Guia, padroeira de Acari, realizada neste domingo, 8, dia dos pais, foi muito movimentada.

A ex-governadora e candidata ao senado Wilma de Faria (PSB) foi recepcionada na cidade pelo prefeito Antonio Carlos (PR), pelo deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB) e pelo ex-prefeito José Fernandes (PSB) além de várias lideranças políticas da região e do município (na foto acima).

Wilma disse que está muito confiante na sua vitória para o senado. Estamos indo muito bem. A avaliação que nós temos é positiva. Basta sentir no olhar e no gesto das pessoas. Como aqui em Acarí, por exemplo, disse a ex-governadora, apara acrescentar: e o nosso candidato a governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) não fica atrás. Vamos para o segundo turno. Pode anotar, desafiou Wilma.

Oposição

Quem também esteve na Feirinha de Acari foi a chapa de oposição. A candidata ao governo Rosalba Ciarlini (DEM) e os senadores Garibaldi Alves Filho (PMDB) e José Agripino Maia (DEM).

Eles foram recepcionados pelo ex-candidato a prefeito de Acarí Isaias Cabral (PMDB) e pelo deputado estadual Ricardo Mota (PMDB) além de outras forças políticas locais. Isaias declarou inclusive que o seu 2º voto será para José Agripino Maia.

Rosalba demonstrou confiança na vitória ao falar com correligionários. Garibaldi Alves e José Agripino também.

Ou seja…

Do jeito que eles falam todo mundo tá eleito.

Tá cá gota serena, seu menino!